ASSOCIAÇÃO cultural artemagia

Objeto social conforme descrito no estatuto social

A Associação tem por finalidade desenvolver, agenciar, gerenciar, apoiar e manter as atividades do Espaço de Dança Clássica, dedicada ao ensino de ballet clássico e outras modalidades de dança que lhe sejam complementares, assim como do grupo ou companhia de Dança formados no Espaço de Dança Clássica.

Apresentação

Sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 30 de maio de 1998, com sede na cidade de Barra Mansa/RJ, a Associação tem por finalidade desenvolver, realizar e apoiar ações voltadas ao desenvolvimento social, educacional, artístico e cultural da sociedade, com objetivos de ensino, produção artística, assistencial e de lazer.

A Associação tem como meta a valorização do ser humano, com investimento principalmente nas crianças e jovens, acreditando na democratização do acesso à cultura e oportunidades profissionais, fortalecendo a autoestima das comunidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, ampliando horizontes culturais e promovendo a transformação social.

Entre os participantes das ações da Associação, saíram grandes profissionais que hoje atuam ou já atuaram, em expressivas Cias de dança no Brasil, como: Deborah Colker, Corpo de Baile do Theatro Municipal, Ricardo Scheir, Companhia Brasileira de Danças Clássicas e Ballet Stagium.

A Associação possui Título de Utilidade Pública Municipal em Barra Mansa e Resende/RJ e certificado de inscrição no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, nas duas cidades. É Ponto de Cultura e um de seus projetos já foi apoiado pelo Criança Esperança em 2011 e 2014.

Presidente: Elisabete Spinelli
Diretora Financeira: Tereza Aparecida Mendes de Moraes
Diretora Executiva: Juliana Carminda de Oliveira

nossa missão

Promover oportunidades culturais e profissionais para transformar vidas

nossos valores

Comprometimento, solidariedade, transparência e respeito

nossa visão

Ser reconhecidos como referência na qualidade técnica de suas ações para crianças e jovens e inspiração para mudanças sociais e o exercício da solidariedade

histórico

A Associação manteve em atuação, desde o ano de sua fundação até o ano 2004, a primeira Companhia profissional de Barra Mansa e região, intitulada Ballet de Câmara de Barra Mansa, que, sob a direção do bailarino e coreógrafo Antonio Bento, construiu repertório próprio e realizou mais de dez espetáculos inéditos, apresentados na região, além de formar bailarinos e descobrir talentos, alguns deles dançando atualmente no exterior. Retornando em 2011, a Cia encontra-se em atividade até atualmente.

Outras Ações

  • Implantação do projeto Dança & Magia, destinado a oferecer aulas gratuitas de dança clássica aos alunos da rede pública municipal e estadual de ensino da Região do Médio Paraíba/RJ – de 2006 a 2020.
  • Desenvolvimento do Projeto Dança & Magia – Linguagem da dança. Um canal de transmissão web, utilizando redes sociais para promover acessibilidade no ensino de dança para surdos – 2020.
  • Realização do Festival Movimentos Urbanos em Resende/RJ, com abrangência em toda a Região do Médio Paraíba – 2019.
  • Coprodução da Feira do Livro Infantil de Resende/RJ – 2019.
  • Idealização e produção do Festival Itinerante de Dança Tons da Dança em Barra Mansa/RJ – 2018 e 2019.
  • Realização do projeto Piraí Fest– Festival Cultural e Gastronômico de    Piraí/RJ – 2018 e 2019.
  • Vencedora do EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO – CMDCA Nº 002/2019 do CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE RESENDE, com o projeto Dança & Magia – Oficinas e cursos voltados ao desenvolvimento intelectual e cultural de crianças, jovens e seus familiares – 2019.
  • Produção de sete Montagens de Ballets de Repertório com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa/RJ – entre 2008 a 2019.
  • Idealização, desenvolvimento e aprovação na Lei Municipal de Cultura de Resende/RJ, do Projeto Canteiros da Dança de ensino gratuito para crianças e jovens com deficiência – de 2016 a 2018.
  • Proponente e aprovação junto ao Sistema SALICWEB – Lei Federal de Incentivo à Cultura, dos Projetos: CIA BALÉ DE CÂMARA – 2014, 2018, 2019 e 2020, Circuito de Arte e Cultura nas Agulhas Negras 2013, FESTIVAL CULTURAL E GASTRONÔMICO – PENEDO 2015, Festival Internacional Tons da Dança – 2015 e 2017, Festival Itinerante Tons da Dança 2018 a 2020, Projeto Dança & Magia de 2013 a 2020 e Festival Natal Natural 2018 e 2019.
  • Aprovação e realização do Projeto Dança & Magia na Lei Estadual de Cultura e Lei Municipal de Cultura de Resende/RJ – de 2014 a 2016.
  • Realização do Festival Internacional Tons da Dança, no Aldeia das  Águas Park Resort, em Barra do Piraí/RJ – 2015.
  • Vencedora do Prêmio FUNARTE Cultura Hip Hop – 2014
  • Vencedora do Edital SEBRAE – Chamada Pública de Patrocínio nº02/2014 – II Festival Gastronômico de Penedo – 2014.
  • Realização em parceria com o SESC de Barra Mansa, do Projeto de Artes Cênicas “Curto Circuito” na cidade e em Rio Claro/RJ e do Projeto de Dança “Primeiros Passos” em Quatis – em 2013 e 2014.
  • Desenvolvimento, juntamente com o SESC de Barra Mansa, do Festival Dança & Cia em Barra Mansa – 2013.
  • Criação da Cia Conexão KM de Danças Urbanas – 2013.
  • Criação da Cia. Juvenil e a Cia. Spazo de Dança – de 2008 a 2010.
  • Realização o I Festival DanceArte, com a participação de grupos e escolas de ballet da região e do Rio de Janeiro e representantes de projetos sociais de dança – 2006.
  • Formação, com os bailarinos do Ballet de Câmara, da Cia. de Dança “Palco Meu” – 2004 e 2005.
  • Prestação de consultoria ao SESC/Barra Mansa no projeto “SESC Dança e CIA” nos anos de 2003 e 2004.
  • Implantação do projeto Dança & Magia no Município de Quatis, destinado a oferecer aulas gratuitas de dança clássica aos alunos da rede pública municipal e estadual de ensino, com patrocínio da Light, através da Lei de incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro – Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ).  – 2022.